quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Casa própria não é investimento

Casa própria não é investimento.

*** https://youtu.be/aVTBQKLqGQg

https://youtu.be/kd3kHo-9XII

https://youtu.be/tATd2CrXTqk

https://youtu.be/H8ha2YFvwr0

https://youtu.be/vdgSSGoAr7s

https://youtu.be/K-_8uhxJ5h4


Post do celular. Curto e grosso!!





Ainda que você compre um imóvel para você à vista e com dinheiro próprio, o máximo que você faz é "economizar". Enfie isso na sua cabeça!

E aquilo que você faz EFETIVAMENTE com o dinheiro economizado é que pode ser chamado de "investimento". Por exemplo, se você coloca o valor economizado em FII.

Mas o simples fato de "economizar" não significa que isso, por si só, é um investimento, uma vez que você pode simplesmente não fazer nada com esse dinheiro ou até queimar (tipo na compra de um passivo: carro, por exemplo). E isso (fazer nada com o dinheiro ou queimá-lo) não é chamado de "investimento" em lugar nenhum do Universo.


Diante da falta de paciência para escrever o óbvio e tendo em vista o excesso de informações disponíveis a respeito do título, disponibilizo alguns links onde constatamos a (dura) verdade da frase: casa própria não é investimento.

Abraço e sucesso a todos!

Obs: não estou recebendo nada de nenhum canal acima para disponibilizar o link aqui.

12 comentários:

  1. É isso aí, temos que mudar essas mentalidade chimpa que é exaltada em alguns blogs de "investimento" que existem por aí.

    Até mesmo quando você compra um imóvel pra alugar é a maior furada, o risco é enorme porque você vai ter um monte de dinheiro congelado numa coisa com pouca liquidez e chances concentradas de vacância. Diversificação é a chave da riqueza para o pequeno investidor.

    Da próxima vez que te falarem que imóvel é investimento, pode ter certeza que é um cara que fez cagada mas quer pagar de fodão esperto. Abram o olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro. Valeu a visita e o comentário.
      Discordo apenas do ponto que "alugar é furada". Acho que isso nao pode considerado de forma absoluta.
      Na minha opiniao vale o aluguel como forma de diversificação de renda passiva - mas apenas isso, nada mais.
      Abraco e sucesso!!

      Excluir
  2. Olá IM,

    Você está certo. O que mais ouço por aí é de gente falando que a sua única casa vale 1M. Sendo que muitos nem tem grana líquida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cowboy! É duro! Mas essa é a realidade.
      Eu queria transcrever um pouco do que cada vídeo fala, inclusive o do Cerbasi (que é um cara q nem gosto tanto). Mas é tudo tao óbvio que da até preguiça de escrever sobre.. rs
      ** veja só: enquanto escrevo isso, acabou de passar no jornal Nacional que um cara quer vender um imóvel de 94metros quadrados por mais de 1 milhão e meio, mas ninguém compra.

      Abração e valeu a visita!!

      Excluir
  3. Comprar imóvel é a maior burrada que se pode fazer. Mesmo que seja comprado com a ideia de ser um ativo, para receber aluguel, não vale a pena. É um ativo imobilizado, com péssima liquidez, altos custos de compra/venda e dependendo do lugar o aluguel ainda perde para a poupança. Basta dividir o valor do aluguel pelo valor do imóvel.

    (Aluguel/Valor do imóvel)*100

    Deu menos que a poupança? Caia fora! Sem falar no risco de ter o imóvel vazio, apenas gerando contas pra pagar.

    Sabe o que está valendo a pena? Alugar para sublocar os quartos no Airbnb. Você não tem o peso de ter um dinheiro forte parado em um imóvel e ainda tira uma boa grana.

    Só quem defende imóveis como investimento são aqueles que no passado ganharam uma grana forte, só que esquecem que o passado não reflete o futuro e que essa alta absurda foi feita através de manipulação governamental através dos juros. A correção está ocorrendo e quem não conseguiu desovar seus tijolos vai amargurar um prejuízo feio. Um bom exemplo disso são as várias construtoras que estão pedindo recuperação judicial.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pobre sofredor. Falou tudo.
      Eu só defendo ainda que vale o alguel como forma de diversificação.
      Exemplo:
      Receber R$ 4.000 mensais, sendo:
      1.000 de dividendos,
      1.000 de FII,
      1.000 de juros em RF e
      1.000 do aluguel do imóvel.

      Valeu a visita e o comentário.
      Você é sempre bem vindo!
      Abraço e sucesso!!

      Excluir
  4. Se imóvel como investimento fosse coisa muito boa as construtoras não venderiam pra ninguém. Outra coisa, uma publicidade de uma capa em um grande Jornal custa uma pequena fortuna de quase 100 mil pilas. Imagina o retorno que elas esperam tirar! Rs... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Invisível. Bacana sua visita aqui novamente, valeu!
      Hahaha.. faz bastante sentido isso que disse sobre as construtoras!
      Mas esclarecendo. Acho que imóvel pode ser considerado investimento, mas como o titulo menciona o imóvel "CASA PRÓPRIA" não é considerado investimento.
      Abraco e sucesso sempre!!

      Excluir
  5. Agora que tive tempo ara ver os vídeos. O do Cerbasi e o do Lobo são excelentes. Até converti e mandei por WhatsApp pros chimpas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que pelo menos 1 leitor assistiu alguns vídeos. Então, o do cerbasi é muito bom e ele é "consultor financeiro" profissional. Falou tudo de forma sensata e fundamentada.
      Eu gostei muito do segundo vídeo (totalmente amador, em cima de uma moto) e o cara nem é um desses "consultores" famosos e falou de uma que até uma criança de 1 ano de idade iria entender o porque casa própria não é investimento.
      Valeu
      Abraco e sucesso sempre

      Excluir
  6. Fala, Mineiro, blz?

    Sem nada a acrescentar. Infelizmente vemos muitos brasileiros entrando em uma latada tripla tão logo conseguem um empregozinho meia boca: casam, financiam um carro e um apartamento.

    Pronto, colocaram voluntariamente uma coleira no próprio pescoço pelo resto da vida. Já não bastaria o casamento? Ou apenas qualquer um dos três? Não, os caras só se sentem realizados depois de meter as três coleiras ao mesmo tempo...

    ResponderExcluir
  7. Pois é amigo.
    Pagam de felizes com tudo isso..
    Mas a gente sabe a verdade... nao ama a esposa, trai e não termina o casamento pq está preso a familia, necessidade do outro e um papel q trará uma burocracia para dividir os bens...
    Financiam imóvel para ter-lo daqui 20 anos...
    E aí vai...
    Valeuu a visita meu caro...
    Você é um q nao tenho no blogroll... mas irei adicionar assim que puder...
    Abraco e obrigado!!
    Sucesso sempre

    ResponderExcluir